sábado, 25 de abril de 2015

Perspectivas

Vivemos em mundo de contrastes, e isso é constatação e não suposição. Basta observar ao redor para perceber como tudo é muito diferente do “eu”. Sempre que pensarmos sobre alguma coisa ela provavelmente será encarada de diversas formas por outros. Cada vez que analisamos um assunto temos uma perspectiva sobre ele. Uma perspectiva que pode ser alterada com o tempo, com o aprendizado, com o amadurecimento, ou até mesmo com amargura, tristeza, ou ira. Fazemos a tempestade no copo d’água e quando a vida pede que sejamos tempestade, às vezes só queremos ser a calma água dentro do copo... Queremos nos esconder em algum canto e permanecer ali, quietinhos, mas as coisas não são assim tão simples. Você precisa ser coerente. Já dizia o sábio: "Aja antes de falar e portanto fale de acordo com seus atos". Você deve mostrar sua coragem no momento da necessidade, e não pode escolher ser corajoso somente em determinadas situações. Você sabe que não quer brigar, mas quando brigar é seu último recurso que outra escolha resta? Então você vai e briga, e corre todos os riscos que uma briga pode trazer, mas com a certeza de que antes ser muito valente do muito que covarde. Qual é o limite da punição por ser você mesmo? O quanto ser correto te afasta das pessoas? Por que quase ninguém se importa? Por que as coisas são assim?

Não adianta reclamar. Não me martirizo pelas consequências das minhas escolhas. É uma questão de entender que você só precisa ser homem e aguentar o tranco porque em algum momento da vida vai receber o que é seu. Vai ser recompensado pelo que faz e para aguardar esse momento é necessário ter paciência. Você precisa saber que o peso da sua diferença será admirado e também invejado. Você deve lembrar que muitos continuarão a te observar até o dia em que você cair, pois a alegria de alguns é ver você de joelhos. Também não poderá esquecer que sempre haverá muitos bem intencionados e muitos mal intencionados, e precisa saber que não precisa agir como eles. Precisa se conscientizar do quão importante essa diferença é para si e saber se no fundo do coração vale a pena ser assim. Eu não sou um cara impulsivo, mas sou direto. Geralmente organizo meus pensamentos e quando necessário os exponho, mas não tolero injustiça, e sou sincero. Talvez algumas vezes vocês também sintam como se os outros quisessem derrubá-los e enganá-los, mas as ilusões, negativas ou positivas, não podem ser mais que uma cortina em frente a sua janela. Basta você levantar da cama e empurrar essa cortina para o lado para ver o que existe no mundo real. Assim que colocar a cortina de lado, poderá ver o sol outra vez, ou a lua, ou a chuva, ou o céu cinza, ou os brilhos brancos e amarelados da noite na cidade. Poderá ver um casal se amando, e poderá ver uma criança passando fome. O fato é que uma vez que você se livrar das cortinas que embaçam sua visão, você verá o mundo em outra perspectiva. O mundo como ele é. Essa é a minha única perspectiva. Antes de se aproximar da janela você precisa estar convicto. Está realmente pronto para ver o que está lá fora?

Antes de olhar lá fora você precisa conhecer bem o dentro. Eu me conheço, sabe? Principalmente porque desde novo vivi em várias perspectivas. Uma parte da família rica, outra parte da família pobre. Alguns poderiam me dar belos presentes, outros só podiam preparar um prato simples, mas especial que eu sempre pedia: tomate com sal. Eu não sei dizer o motivo, mas mesmo novo sempre pedi o tomate com sal somente para a minha avó Malvina. Era um momento especial entre nós e algo que enchia os nossos corações de felicidade, e hoje que ela já se foi, toda vez que me lembro daquele sorriso os meus olhos ficam marejados. Aprendi também com a família, dos dois lados, o amor, que em ambos os lados nunca faltou apesar de todas as diferenças, e quando você conhece as diferenças entre as coisas e aprende a respeitá-las você passa a se conhecer, e a partir dessa experiência e de muitas outras que se sucederam eu fui descobrindo quem era o Daniel. Entendi e conheci meus vícios, defeitos e virtudes. Hoje sei onde acertei e principalmente onde errei. Isso é essencial porque a melhor maneira de crescer é olhando com humildade para os seus erros e os reconhecer, pedir desculpas a quem feriu, e aprender a se desculpar simultaneamente. Se você fizer isso estará fadado a não repetir suas falhas e automaticamente se tornará uma pessoa melhor. Mais do que gritar para o mundo seus acertos e erros, saber reconhecê-los no coração. Eu estive aqui refletindo sobre as coisas que eu nunca poderei esquecer e ri. Uma das primeiras coisas que eu me lembro e que marcam minha memória até hoje é de quando fui liberado do reforço de matemática na terceira série. Eu senti tanta felicidade por não precisar mais ir à escola à tarde para fazer aquelas aulas chatas que saí correndo para o parquinho da escola, e quando ainda correndo subi a rampa do escorregador eu bati a cabeça com muita força em um pedaço de madeira que fazia parte da estrutura do teto e caí no chão. Não tinha ninguém por perto e mesmo que naquela época eu fosse chorão, não chorei. Eu tive uma crise de riso com a minha própria atitude e experimentei uma alegria indestrutível pela primeira vez. Algo que ninguém poderia tirar de mim. Essa é a primeira lembrança muito boa, de muitas que vieram, e de muitas que virão, e que estão eternizadas na minha cabeça e coração. Muitas ruins também ficaram gravadas... De qualquer maneira foi penoso descobrir quem eu era e me aceitar. Foi difícil saber que eu tenho uma conduta que vai contra a maioria das pessoas que eu conheço e me manter firme, mas esse é o meu único jeito de ser. Sou gentil sempre que posso, mas posso não passar essa impressão por ser muito direto ou muito tímido. Diferente do que se pensa, as pessoas não mais admiram honestidade, caráter, e fibra. Às vezes você é tido por trouxa se escolhe caminhos diferentes dos usuais, mas o segredo é se manter firme. A maioria não sabe nem ao menos o que quer, então, se você já sabe, talvez esteja em um caminho melhor do que imagina. Você pode estar perto ou longe do que almeja... Isso vai depender da sua perspectiva! Só lembre-se que independente de sua perspectiva, ou do quanto as noites possam parecer mais escuras nos dias tristes... O amanhã vem para nos dar a oportunidade de começar tudo de novo e de sermos melhores do que fomos ontem! Hasta Luego, leitores! Bom sábado a noite e boa nova semana para vocês! Fiquem bem!


Aqui vos deixo uma música excelente!
Não adianta reclamar que de novo é Oasis!
https://www.youtube.com/watch?v=maTP315XZCQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário