terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sem lado certo

Gostaria de começar lamentando pelo ato da torcedora que foi imoral e muito infeliz ao chamar o goleiro Aranha de macaco. Na opinião deste blogueiro, independente do calor da situação ela acaba revelando algo dela mesma nesta atitude. Torço sinceramente para que não seja algo de sua essência, e sim algo referente exclusivamente ao momento. Não me venham com desculpas esfarrapadas ou conversinha de advogado para defendê-la. O que ela fez é algo grave sim. Se não fosse grave não seria tipificado como crime. Injúria racial. É algo diferente, e pra mim uma aberração, ou algum destes que está lendo este texto costuma chamar uma pessoa negra de macaco toda vez que sente raiva ou o faz somente por que vê um grupo fazendo e segue a tendência? Quem segue as tendências ou é contrário a elas somente para tentar demonstrar o quanto é inteligente é no mínimo bastante infantil e imaturo. De opiniões óbvias todos nós estamos cansados, não é? Afinal, o que é que você pensa? Eu penso que como chefe dela iria demiti-la. Eu penso que como torcedor do Grêmio iria repreendê-la. Eu penso que como parte da sociedade faria minha parte não deixando de me abismar com o que ela fez. Eu penso que como família dela iria protegê-la, mas penso principalmente que como ser humano ela merece uma segunda chance. Somos todos tão cheios de erros, não somos?

Se a garota é de fato racista ou não, nós que não convivemos com ela nunca saberemos e isso agora já não é o mais importante. Se ela errou? Inegável que errou (por isso parem de enaltecer outros erros para diminuir os erros dela, por favor). Errou assim como todos os outros gremistas presentes no estádio que chamaram o goleiro Aranha de macaco e inclusive imitaram o animal nas arquibancadas para ofendê-lo, mas ela não merece sozinha pagar por todo esse alvoroço, e muito menos ter sua casa incendiada em nome de justiça. Isso não é justiça. Isso é uma irresponsabilidade, uma idiotice, um absurdo. O cúmulo da mediocridade. Eu não admito que façam isso com a palavra justiça. Esses tais justiceiros de plantão também cometeram crimes, e devem pagar por suas atitudes impensadas assim como está previsto em lei. Eu não sou oito e nem oitenta. É difícil me colocar no lugar da menina, pois jamais faria o que ela fez, e ao mesmo tempo também é difícil me colocar no lugar do goleiro, pois não sou negro e nem sofri ou sofro das consequências do processo de escravatura do negro no Brasil e no mundo. Então se você consegue levantar da cadeira só para defender a menina que está sendo rotulada, xingada e humilhada, eu sugiro que você sente novamente. E se você que foi chamado de macaco, ou sofreu alguma injúria racial ou racismo, acha que a solução é incentivar a violência, queimar a casa dos outros, e fazer o que bem entende em nome da justiça, do seu povo ou da sua raça, eu sugiro que você sente outra vez. Há sempre dois lados da situação. Quem não enxerga, ignora algum ponto de vista, ou prioriza um a outro, está claramente escolhendo um lado, e qualquer um que escolha um lado está tendendo a ser tendencioso, mas como diria Vin Diesel em seu personagem Toretto no filme Velozes e Furiosos 5:                                                      


                                                              THIS IS BRAZIL!


E é uma lástima que nosso Brasil seja assim. Ninguém vai ser realmente punido. Nem a garota e seus “companheiros” de ofensas racistas, e nem esses grandes imbecis que tentaram incendiar a casa dela. Devemos ser uma das nações que tem a população com a memória mais curta do mundo e também um dos povos mais mal educados. Quando deveríamos acompanhar a situação da garota e dos outros que fizeram manifestações racistas exigindo punição, e também cobrar que a polícia ache quem incendiou a casa da menina no Rio Grande do Sul e faça pagar com o que também está previsto em lei, estamos todos tentando decidir qual é o lado certo, e quem merece mais dó ou piedade. Galera, por favor... Não tem lado certo nessa história. É um conto sem heróis. Dois erros nunca fizeram um acerto e por isso devemos parar de escolher lados e levantar bandeiras a favor do que é menos certo. Todos estão errados nessa história. Acho que agora é melhor apagarmos os nossos próprios incêndios, pois se vocês observarem com atenção existem outras coisas sendo incendiadas, e temo que os bombeiros jamais possam chegar aos locais destes incêndios.

Boa semana para vocês todos! Um abraço! :)

"A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida mudando a sua atitude mental". William James.
https://www.youtube.com/watch?v=sLThbvt5q7Q   <------- Link não interessante ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário