quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Outros Mundos

     Agora compreendo, embora, certamente não queira lhe dizer coisas diferentes das que antes disse. Alegaram inverdades sobre mim e negar estes fatos era pesado demais para alguém que, todos veem, adquiriu o terrível costume de se fazer vítima. Ora, nós sabemos que você não é assim frágil. Você sabe tão bem quanto eu que a melhor maneira de se manter agradável a todos é nunca se posicionar. Os meus olhos te enxergam, querida, o que há de errado desta vez? Conte-me sobre essa nova versão sua, apenas conte, por favor. Conte do dia que apostou corrida completamente nua, contrariando suas manias, sentenciando sua dor. Conte do quão inesperado foi o erro esperado de ter feito o que fez, apenas me diga. Deixe me partir de uma vez, ao menos, antes que se inicie uma nova briga. Deixe-me dizer que não quero mais, deixe-me te deixar para trás. Eu não posso prometer esquecer completamente, mas juro que nem acenarei na despedida.

     Diga como foi. Você supriu sua carência com qualquer coisa e chamou de amor. Repita. Hoje estou com paciência e posso relevar minha própria dor. Sussurre em voz baixa sobre as coisas degradantes que fez, mas jamais revele o pior segredo do coração: não havia sido por você.

     Quem não erra que atire pedras, disse alguém que logo se abaixou. O fato de ser apedrejado suaviza algo? Ah, todos atiram pedras e são por elas acertados, mas qualquer engano legítimo pode ainda ser respeitado. Onde me encontro quando estou de olhos abertos? Por que é que só me sinto acordado quando estou tão longe de estar desperto? Cruzei limites em nome da proteção, chutei o balde em uma demonstração de amor, mas ao final, tudo contribuiu para que eu pudesse crescer. As atitudes do coração demonstram valor, por tal fato, se for errar, que seja por você. Se pretende omitir ou mentir, aprimore essa habilidade, pois suas tentativas estão sendo absurdas e vulgares. Só um ou outro nasce com essa capacidade. Quem pouco mente sabe ser o que sente e vê o que há ali de verdade.

     Ali? Onde? Quem você está tentando enganar? Todo mundo sabe enxergar uma pessoa que tanto faz questão de se mostrar, mas escondem o que pensam por mera polidez, você ingênua, confunde isso com respeito. Em quantas esquinas da cidade você viu minha sombra antes de entender que me perdeu? Por mera questão de vaidade, eu que jurei a eternidade, esperei tanto em vão, mas acabo de esquecer. Não inverta o caminho que tem trilhado agora que tudo está melhorando. Não me imite quando eu dizia: vou correr o relógio para trás e fazer o caminho invertido. Você deveria ter escutado quando disse que estava me matando. Agora aquele eu manco, preto e branco, finalmente foi deixado de lado. Para ser franco, não me interessa o seu pranto. Finalmente estou mudado. A realidade, porém, ainda é afiada e pungente. A gente não se engana e nem consegue se desligar da vida tão de repente. Tanta coisa ficou para trás e eu sei que você nunca voltaria para buscar. Eu ontem sim. Amanhã não. Hoje nunca. Há outros mundos além deste. 

     Há. Talvez mais que outros planetas, galáxias completamente novas e repletas de bilhões de estrelas. Talvez eu possa chamar cada uma delas pelo seu nome. Talvez uma delas cante melhor do que você. Talvez outra brilhe verdejante e outra encerre a escuridão do mundo. De que vale essa vida reles se o sono faz mais sentido? De que vale cantarolar sua força se eventualmente será traído? É exatamente aqui onde TUDO e NADA finalmente se complementam e você, costumeiramente idiota, começa a achar que entendeu, mas se engana de novo. Julga pela capa e acha que é tão delicado e frágil o ovo, mas quem suportaria tanto calor e pressão? Quem aguentaria tanta covardia, golpes diretos no coração? Peculiaridades enigmáticas, sombras antes estáticas, teu velho bom gosto com uma dose ainda maior de desdém. Você me esnoba, querida, mas aprendi a tomar conta da minha vida. Sei o que sou e vou mesmo além. 

 
  
 "ADEUS Ó ESTEVES! E o universo reconstruiu-se sem ideal nem esperança e o dono da Tabacaria sorriu". Fernando Pessoa. 


     Achou que poderia me recuperar enquanto houvesse vida,
     Mas meus últimos anos foram contados de hora em hora
     Outra me ganhou e não abre mão de minha companhia
     Há tanto que se perde quando a gente demora.  

Um comentário: