O senso de valor individual é imprescindível. Antes que você saia por aí tecendo mil elogios aos outros, recorde-se primeiro de que possui valor próprio. Elimine qualquer hipótese na qual você se diminua para exaltar os outros. A consciência do valor individual impede o ímpeto selvagem de autodestruição. O mundo não vai parar ao te ouvir choramingar em uma manhã de terça-feira, mas isso não quer dizer que você não deva chorar e tampouco quer dizer que não possa. Sempre que lágrimas insistirem em escorrer, permita que assim seja.
Não despreze seus inimigos, mas não aceite que sejam estúpidos. Talvez só um desafeto consiga te colocar de volta no seu lugar nos dias em que você estiver arrogante e muito cheio de si. É preciso que algo nos empurre para dentro de nós mesmos se o desvio de rota é demasiadamente agressivo. Mantenha-se humilde e ignore os invejosos. Eles não controlam o que fazem. Vá, mas vá com calma. Quando se aprende sobre cuidados, observa-se com paciência o que é sutil. O que soa frágil é quase sempre forte e você vai entender que são essas sutilezas disfarçadas que sustentam o mundo.
Amigos são essenciais. Enalteça-os! Ressalto a importância de que deve escolher os leais. Você pode até pensar que será apunhalado por eles, pois como seria diferente depois de tantas rasteiras, repetições e decepções? Seria útil se cada um de nós possuísse vários corações, não? Para que cada um pudesse aguentar a velha ferida ainda aberta. Para desejar o risco mesmo que sua vista para o destino esteja cega. A probabilidade mais incerta é essa dotada de esperança. Será que você já ouviu falar na afiada faca de dois gumes da confiança?
Agora você arfa pesadamente, mas é preciso seguir. Que sigam por bons caminhos todos os que resolverem partir. Acabei me sentindo tão solitário, mas sou velho o bastante pare entender que tudo é temporário. O sentido da vida escoou pelo ralo em um banho de água quente. Quem ainda te nota? Quem ainda te sente? Suas novas ações são inibidas por experiências ressentidas e você evita o contato humano. Prefere o isolamento, mas no fundo sabe que o isolamento não cura. Se você não aparecer como vou penetrar sua armadura? Se você não aparecer como vou tocar sua pele e sentir a sua temperatura? Se você não aparecer como então consertar suas rachaduras?
O isolamento nunca resolve, mas é válido que você se afaste para escapar da loucura inevitável da vida de quando em quando. Máscaras de oxigênio, certo? Às vezes é bom focar no que a gente vê bem de perto. Exageramos nas chances que damos para as pessoas mais próximas de nós e confiamos sempre nas melhores intenções e versões que vislumbramos delas em uma relutância patética em não admitir que nem tudo é como gostaríamos que fosse. As pessoas que amamos são as que mais nos ferem. Algumas brigas se resolvem e outras não. Pessoas mudam e você vai aprender que é necessário se afastar até de gente que costumava amar.
As máscaras de oxigênio são fundamentais. Cuide-se! É preciso evitar a autossabotagem e crer nas próprias capacidades! Ame-se! É preciso gostar da cor do cabelo, da simetria do sorriso, do nariz que disseram ser grande demais. É necessário aceitar a própria voz e respeitar o próprio gosto. Você deve com urgência apreciar o seu próprio rosto. Quem não te entende costuma te julgar muito bobo ou apenas superficial. Você não deve escutá-los. Sabe sobre o que é essencial. Já é hora, enfim. Olhe para quem te olha. Dê uma chance para novas histórias. Erga-se quando tudo parecer perdido! Prove o seu valor e mostre como reage seu orgulho ferido! Converse sobre o que precisa conversar e se afaste de quem não se preocupa em se preocupar com você. Você vale mais do que ouro e deveria saber.
Algumas vezes é necessário parar de focar nas coisas que dão errado e olhar para os acertos. A inconstância é o ritmo e todos somos compostos por oscilações. Não é sua obrigação fazer com que os outros se sintam sempre bem, principalmente quando você é incapaz de se sentir assim. Relaxe. Dê tempo ao tempo e saiba se aproveitar. Reserve algumas horas do seu dia para a autopreservação. Tudo bem se nem tudo ocorrer bem agora. Você vai se sentir assim até que não se sinta mais. O degredo da culpa logo vira uma sombra fugaz. Cuidado para não punir outros pelas coisas quais ainda se pune e nem deveria. Você está com pressa, mas a mudança é lenta e acontece todos os dias.
Coloque sua máscara. Busque sua felicidade. Salve sua vida e então ajude os outros a vestirem suas máscaras. Então, ajude-os na busca pela felicidade. Seja solidário, empático e honesto. Não basta ser amigável. É preciso que seja amigo. Nunca te contaram, mas você sabe que o seu sorriso pode salvar uma vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário