domingo, 22 de setembro de 2019

Es muß sein!

     Volto e me sinto um pouco em casa. As coisas são diferentes sem o seu barulho. Você faz falta, disseram-me. Eu também senti a falta de muita gente. Bom, eu não sei se creio em Deus ou em qualquer coisa, mas deve existir alguma espécie de centelha sobrenatural envolvida nos meus últimos meses. Eu olho para dentro, revolvo-me, espreguiço-me e mergulho na lembrança dos reveses. Volto e me situo. Olho para a noite e com todo o seu cobertor estrelado. Agradeço por tudo o que me acontece. A gente nem sempre reconhece o que a gente merece, mas isso é parte do crescimento. Quem sabe um dia eu possa deitar sobre a minha própria imagem o carinho que eu tanto dedico aos outros. Es muß sein! Tem de ser assim!

     O quarto está uma bagunça. Vejo que o Yusuke aponta o dedo para um lado e o Majin Boo aponta o dedo para o lado oposto. Deixo a bagunça permanecer. Que nenhum Bimbo-gami me note e que os outros deuses me perdoem, mas hoje não mexo nisso. É um raro dia de hábitos felinos e vou oscilar entre comer e dormir até que me canse de comer e dormir e durma para acordar em um novo dia no qual eu possa ser minimamente útil e absolutamente produtivo. O vento sopra uma canção sem nome. A Nami dorme sossegadamente em uma mala que está acima do armário. Noto que perto dos meus pés o Link também adormeceu com o macaco que comprei de presente para ele. Todo brinquedo novo que trago logo se torna o favorito dele. Com o que sonham os cães? Com o que sonham as gatas? Einmal ist keinmal... Uma vez não conta. Uma vez é nunca.

     Ando por caminhos que nem sei se sei. Corro meus riscos e sei que posso falhar subitamente e de maneira épica. Devaneio sobre o futuro, o tempo, a vida e o amor. Solto por aí, eu apenas sigo e ando. O dinheiro que ganho não é muito, principalmente quando equiparo ao que ganhava. Não há motivo para fazer comparações. Às vezes me congelo quando penso no último emprego, mas tiro o peso de mim até que nem exista pesar. A recordação de que foi na época que saí de onde estava para estar aqui onde estou e que conheci pessoas maravilhosas me conforta. Novas histórias se formam. A gente se enxerga pela primeira vez em muito tempo como parte de um quebra-cabeças. A sensação é inebriante. É bom saber que há pessoas que te olham e te consideram importante. O tanto que sofri para ficar assim... Es muß sein! Tem de ser assim!

     Não sei direito ainda, confesso, qual é o meu lugar. Entenda que eu não me sinto perdido, não, não é isso, mas apenas me vejo confuso quando preciso explicar como adequar meus hábitos que são tão inadequadamente únicos. Nas manhãs de sábado geralmente sou todo barulho, mas nas de domingo sou todo silêncio. Não vejo como explicar de um modo que lhe faça sentido, mas eu tenho protegido os meus amigos e feito algumas coisas boas aqui e ali, tentando sempre, inevitavelmente falhando também. Viver dói e é ingênuo dizer que o sofrimento não é necessário. Às vezes me prendo de maneira excessiva e rigorosa na moralidade. Deveria me arriscar mais do que antes? Deveria hoje considerar essa como a minha primeira e última chance? Einmal ist keinmal... Uma vez não conta. Uma vez é nunca. 

     O amor é diferente para cada um e assim também é o tempo. Tenho vivido sem receios, mas sem pensar e pesar tanto seja lá quais forem as consequências. Às vezes não faço o que quero fazer, ainda que me sobre vontade. Viver retamente é uma espécie de síntese da hipocrisia no que chamamos de realidade? Veja, eu não tenho tido vontades tão excêntricas, mas de quando em quando me pego em imaginações tão férteis e fúteis quanto às ações tão comuns na vida real. Um ou outro olhar que se cruza, um comentário suave sobre a beleza daquela blusa, uma vontade secreta daquilo que ninguém quer realmente fazer segredo. Talvez ocorra apenas uma atitude discreta, pois a ousadia talvez forme uma conexão rápida com o medo. Sinto que perdi uma grande oportunidade. A vida é rápida e eu sou meio lento para algo tão apressado. Estou pontualmente atrasado, quase sempre, quase todos os dias, quase só cinco minutos... Es muß sein! Tem de ser assim.

     É bobeira não apostar em si mesmo. Vidas mudam a todo o instante. Você pode pensar que um momento é insignificante ou vazio, mas está absolutamente errado. Arrastar-se por migalhas de amor vai te fazer mais cansado no dia de amanhã e talvez o seu cansaço te cegue para as próximas oportunidades que a vida trouxer. Não descansar devidamente após fazer exercícios físicos pode fazer com que você machuque seus músculos e tenha que cessar de treinar por meses. Sei como devo agir, mas me inverto. Quero ver se acerto do lado contrário e sinto um arrepio percorrendo os meus ossos, uma espécie de frio que me faz duvidar se posso, mas sou sincero e sigo em frente. Einmal ist keinmal... Uma vez não conta. Uma vez é nunca. 

     Desconfio que me vejam como o vizinho barulhento, uma espécie de vulto que percorre a madrugada gelada, mas inevitavelmente acorda cedo e carboniza o que há em volta. Apesar disso, eu sei amar. Às vezes, configuro-me em uma espécie de categoria não categorizada, como um pokémon nunca visto e pela primeira vez catalogado na pokedex. Talvez lancem estudos sobre a minha pessoa, mas sou tão diferente quanto qualquer outra pessoa e a singularidade de cada um queima no meu peito a chama da alma imortal. Há alguns livros no chão, alguns copos no quarto, gatos pretos, sapos e corujas que me observam. Talvez eu falhe, mas que será de mim? Sinto-me especial em minha convicção sobre obviedades. A vida é muito curta para ser arrogante. Tenho sorrido para todos e pasmo, eu tenho feito isso sendo absolutamente sincero. Será que almas gêmeas existem? Será que há sentido em buscar o emprego dos sonhos ou é melhor o hábito costumeiro do trabalho enfadonho que nos enche de melhores perspectivas de viver e morrer bem, ainda que não do jeito que sonhamos ou desejamos que fosse desde o início? Como protagonista de minha história, pergunto-me, posso pelo menos escolher os meus próprios vícios? Sim! Es muß sein! Tem de ser assim.

     Não sei se me pertenço, mas às vezes cato pedras nas ruas e as arremesso. Troco lixeiras de lugar só para sentir que desafio a lei natural das coisas. Tão cansado da sobriedade habitual, embriago-me em imaginação e canto a felicidade da vida, a bênção divina ou a promessa de tragédia de confiar minha vida em pessoas novas, o júbilo, o fim da solidão, o começo da nova etapa, os tipos de amor, as coisas que me envelhecem e as pessoas que nos matam antes de morrer. Vejo-me de fora, revolvo-me outra vez e absolutamente para dentro. Será que a cidade me abandonou e devo partir? Será que sou apenas um eco fraco do que restou? Meus olhos enxergam profundidades sutis, mas minhas pernas às vezes enfraquecem. Na lucidez desta noite sem fim eu espero que ninguém veja como estou desnudado e minhas vulnerabilidades estão expostas. Nunca escrevi em todas as páginas de um caderno, nunca preenchi metade de uma agenda e nunca pulei de paraquedas. De alguma maneira, porém, concluí três livros. Desorganizado demais para organizar algo que faça sentido, só tenho me achado quando me percebo absolutamente perdido. Possuidor de um orgulho tosco sobre imbecilidades, sou um ótimo mentiroso, mas talhado para falar a verdade, confesso meu pudor moral em quase nunca mentir. Foge-me o que me proporciona absoluta satisfação. O que é que faz sorrir o coração? Odeio quando dizem que sou talentoso. Ando me esforçando um tanto para melhorar que vocês não poderiam supor. Tenho sacrificado meus dias para entender mais quem eu sou. Ainda que talvez eu possa me revelar como um tipo de decepção. Preciso continuar a escrever. Preciso continuar a viver. Os sentidos hoje me escapam, mas minha sensibilidade (minha única qualidade nata), faz com que eu siga em frente. Sou hoje como posso, mas amanhã talvez escolha ser diferente. A gente é o que sente e faz o que sente que precisa fazer. Einmal ist keinmal. Uma vez não conta. Uma vez é nunca. Tem de ser assim. Es muß sein! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário