segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Sonhos excessivos

     Há em mim sonhos excessivos. 

     Li por esses dias que os sonhadores diurnos são perigosos, mas não tenho atacado ninguém. Seria proveitoso que eu me lançasse ao ataque e fizesse o que fosse necessário, inclusive tomar reféns? Um sujeito como eu poderia se valer e tirar vantagem? Não, é impossível, apenas não me vejo assim. Não apenas meus sonhos são excessivos, mas talvez todo o resto que exista em mim. Existe medida exata para que os excessos não sejam assim tão excessivos? 

     Aprendo rápido, mas não sou muito de buscar qualquer tipo de conhecimento. Aprendi a escrever, veja, escrevendo. Minhas experiências pesam sempre mais que minhas observações, embora tenha aprendido a confiar nos olhos do meu coração. Há demasiada esperança na expectativa do que os outros prometem ser e nunca são. Estive sempre para os meus amigos e nem sempre os meus amigos estiveram ali quando necessitei. Agora fiz novos. Admiro-os. Estimo o valor individual de cada um e rogo para que as tempestades vindouras não sejam capazes de nos abalar. Meus amigos verdadeiros me tornam mais feliz. 

     Um dia desses li sobre o que arruinou a amizade de Tolkien e Lewis e é impressionante se informar de que o ego atrapalha até mesmo duas das mentes mais intelectuais e brilhantes. Quantos escolheriam a sensatez quando poderiam ter tudo? Quão invejosos seriam se o seu sucesso ecoasse pelo mundo? Vejo essa situação sem me preocupar. Não sou capaz de esperar isso dos meus amigos e nem de sentir isso por eles. Será que um dia seremos tão vulneráveis e irascíveis assim? Às vezes ninguém me compreende, mas entendo que é por conta dos sonhos todos que carrego em mim. Nem todos abrem os olhos para as possibilidades. É mais barato se economizar em algo distante e alheio, por certo, menos capaz de nos ferir. 

     Olha, se minhas amizades se perderem por tolice, eu não sei o que farei. Fiz os amigos que nunca imaginei que faria e sou feliz como nunca imaginei. Às vezes a rotina lança uma letargia profunda nos dias de rotina e eu conto inutilmente quantas horas faltam para o final de semana. Espero por novas alegrias ao lado das pessoas que amo e me amam. Não tenho como prever o futuro obscuro dos dias, mas se me incomodariam tanto se eu transformasse vocês todos em uma eterna poesia? Rezo para qualquer entidade para que eu não seja responsável por perder meus amigos. À todos os outros não ligo de ser acometido. Que os nossos esforços não sejam esquecidos. Espero que vocês possam valorizar os seus amigos também. 

     Há em mim esperanças excessivas. Espero que apenas minhas amizades sejam correspondidas. Eu me permito devanear neste início de noite com minha boa ilusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário